Perfil Empreendedor: Será que você tem As 9 Características Do Empreendedor Digital?

Hoje, trabalhar em casa não é mais um sonho distante. E é claro que existem alguns desafios que um empresário do ramo on-line enfrenta e que para desbravar esse caminho digital, que está crescendo, vou te mostrar as características do empreendedor que são necessárias.

É isso aí, o perfil empreendedor do mundo digital representa peculiaridades bem diferentes de um empreendedor do mundo off-line e isso ocorre, especialmente, devido ao padrão de consumo das pessoas.

Um empreendimento digital é um modelo de negócios que opera pela internet, como é o caso de um e-commerce, por exemplo. E, nesse sentido, o E-bit/Buscapé, que é uma empresa que monitora o mercado virtual há mais de 15 anos, garante, através de seu relatório Webshoppers, que o faturamento médio deste mercado cresce em torno de 37% todos os anos desde 2001.

Parece ótimo, né? Mas então vamos ver a seguir se você tem as 9 características do empreendedor digital.

Nosso Presente Para você!

Vou enviar para o seu E-mail Nosso Guia Para que você crie Sua Primeira Estrutura Digital.>

1 – Proatividade

Características de um empreendedor proativo

Se você já anda pesquisando sobre como trabalhar na internet, continue pesquisando!

Parece engraçado mas a gente que trabalhar nesse ramo, mesmo tendo algumas vantagens por estarmos em casa entre outras coisas, dedicamos muito tempo lendo e pesquisando sobre o mundo digital, midias sociais, técnicas e outras coisas.

A internet é rápida, as coisas mudam com frequencia, e você também vai ter que se atualizar com frequencia

Somente assim você vai conseguir se antecipar às necessidades das pessoas, criando oportunidades para seus negócios por meio de uma atitude proativa.

2 – Perfil Analítico

Características do empreendedor com perfil analítico

 

Se você pensa que vai montar um negócio on-line porque é mais fácil e necessita de menos investimentos que uma loja física, por exemplo, está muito enganado (tirando a parte do investimento que é realmente menor do que uma loja física).

É importante que você tenha um pequeno caixa disponível para mantê-lo ao longo dos primeiros meses e que não atrapalhe seus gastos pessoais, pois, pelo menos, por esse período será muito difícil você receber um salário fixo.

É provável que suas vendas sejam esporádicas e todo o lucro que entrar deverá ser reinvestido em melhorias:

  • Se você montar um blog, poderá colocar um tema profissional
  • Investir em anúncios no Facebook
  • Talvez comprar uma câmera legal para fazer vídeos
  • Adquirir um curso é altamente recomendado para te auxiliar
  • E outras coisas…

Perceba que entre as características do empreendedor que tem perfil analítico está a capacidade de assumir alguns riscos.

Mas fique tranquilo que os riscos digitais são absurdamente baixos!

3 – Criatividade

Características do empreendedor criativo

A competitividade no mundo virtual pode ser grande dependendo do nicho de atuação e isso ocorre porque um empreendimento físico, por exemplo, compete localmente com os seus concorrentes.

Já um negócio virtual não tem os seus concorrentes apenas nas proximidades.

Se caso te interessar Falo sobre Lojas Virtuais AQUI.

Muito além de produtos e serviços diferenciados, você deve encontrar uma maneira de se destacar em meio à multidão e encantar o seu cliente.

Felizmente você pode assistir está aula mostrando como você pode criar o seu Negócio Digital Mesmo Sem Experiência clicando AQUI.

Atualmente, existem estudos em diversas áreas do Marketing que podem te ajudar a fazer isso, como é o caso do Neuromarketing, por exemplo.

Essa técnica estuda como a sua marca pode impactar diretamente no cérebro do consumidor, o fazendo olhar uma foto bonita das suas redes sociais, por exemplo, e comprar por impulso ou ler um e-mail marketing chamativo e ser induzido a compra por meio de ofertas consideradas imperdíveis.

 

4 – Resiliência

Características do empreendedor resiliência

Muito bem relacionada com a criatividade está a resiliência, que é a capacidade de adaptação 24 horas por dia, 7 dias na semana, durante todos os dias do ano.

Você precisa ter essa jogada de se adaptar a muitas situações. Ainda mais nos meios digitais onde tudo acontece muito rápido e com cargas enormes de informação

A palavra chave aqui é monitoramento para saber qual o preço a concorrência está aplicando em produtos similares aos seus, o que eles estão fazendo de diferente que você não está, por qual motivo não estão comprando de você e, sobretudo, tirar uma lição valiosa de todos os erros cometidos.

Trabalhar com o que gosta e continuar sempre acreditando que o seu negócio vai dar certo é o segredo para não se deixar abater pelas dificuldades que surgem no meio do caminho.

Nosso Presente Para você!

Vou enviar para o seu E-mail Nosso Guia Para que você crie Sua Primeira Estrutura Digital.>

5 – Sede de conhecimento

perfil empreendedor conhecimento
(Foto: SEBRAE)

Por mais que você tenha boas ideias, dificilmente irá conseguir aplica-las de uma maneira eficiente se não houver um embasamento teórico por trás e, por isso, a capacitação deve ser constante.

Além de acompanhar as novidades do seu setor, deve ficar sempre de olho na utilização das ferramentas digitais, mídias sociais e tendências, pois elas mudam com frequência e você deve aproveitar os benefícios dessas atualizações…

…Para sair na frente!

Tudo isso para compor o seu perfil empreendedor.

Há muitos seminários e aulas presenciais que você pode participar, porém a internet é uma ótima aliada e, por meio dela, é fácil de encontrar e-books, webinars e cursos de aprimoramento on-line, gratuitos ou não; mas basta saber que, através de boas fontes, é possível aprender muito sem despender de enormes recursos financeiros.

Eu, por exemplo, quando decidi trabalhar pela internet não precisei sair de casa pra isso. Pesquisei e acabei encontrando este vídeo AQUI que me ajudou a construir a minha estrutura.

6 – Comprometimento pessoal

perfil empreendedor comprometimento

Dentre todas as características do empreendedor, essa é a que mais exige sacrifício pessoal, dedicação e respeito com os clientes.

Principalmente no começo de um negócio, dedicar algumas horas do seu dia a ele faz toda a diferença e é perceptível pelos consumidores.

Ainda mais quando estamos falando de um Negócio pela Internet! Vou te dizer…

Tem que ter disciplina, hein. rsrs

A atitude empreendedora surge quando o dono do negócio toma para si as responsabilidades sobre o sucesso e o fracasso do negócio e fazer um trabalho de qualidade para os clientes, por exemplo, mostra cuidado e faz com que eles se sintam importantes.

Diferentemente do cliente tradicional, os consumidores virtuais são cada vez menos fieis a marca e se você não respeitá-los, facilmente eles irão encontrar o seu concorrente.

E, pior do que isso, é que hoje em dia existem muitas ferramentas na internet que possibilitam que ele exponha os fatos ocorridos publicamente, como o Reclame Aqui, por exemplo. E com certeza você não quer levar fama de péssimo atendimento, não é mesmo?

7 – Foco (Muito Foco)

perfil empreendedor foco

Depois que você montar o seu próprio negócio digital, surge um novo conceito de trabalho que adoramos chamar de Home Office.

Trabalhar de casa vai exigir de você a superação de incontáveis tentações e distrações do dia a dia.

E como vai exigir.

É bom trabalhar em casa, é ótimo! Mas no começo são tentações demais.

Além do movimento de pessoas querendo conversar sobre outros assuntos, quem passa horas conectado na internet encontra sempre motivos para se entreter.

Por isso, separe a vida pessoal da profissional e monte o seu próprio escritório, em um ambiente reservado onde conseguirá fazer os seus horários.

Estabeleça também metas SMART para o seu dia a dia, pois é aquela velha história: para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho está bom.

 

8 – Relacionamento Interpessoal

Caracterítiscas de um empreendedor rede de relacionamento
(Foto: Em alta)

Tão importante quanto o relacionamento intrapessoal e o autoconhecimento, que já abordamos através do comprometimento pessoal, está a capacidade de interagir com outras pessoas, criando uma rede de contatos persuasiva.

O networking é uma estratégia muito utilizada por empreendedores que constroem bons relacionamentos comerciais com pessoas chaves para atingir os objetivos do seu negócio e isso você consegue participando de alguns eventos, sendo membro de grupos relacionados ao negócio e, mais fácil ainda, usando o LinkedIn.

E, acredite, bons amigos serão também bons divulgadores e uma boa propaganda boca a boca faz toda a diferença para o sucesso da empresa.

Nosso Presente Para você!

Vou enviar para o seu E-mail Nosso Guia Para que você crie Sua Primeira Estrutura Digital.>

9 – Espírito de equipe e Meritocracia

Características de um empreendedor reconhecimento e meritocracia
(Foto: Instituto Liberal)

Saiba que, com muita dedicação, seu negócio irá crescer e provavelmente você vai precisar trabalhar com alguém: Seja a terceirização de serviços temporários ou até mesmo funcionários fixos para conseguir atender toda a demanda.

Empresas empreendedoras definem bem os seus valores e escolhem colaboradores que tenham um perfil semelhante.

Então, não desperdice esses talentos e os valorize! Dê exemplos por meio de uma boa liderança, onde o enpowerment está cada vez mais em alta e dê um jeito de recompensar a sua equipe.

As pessoas preferem trabalhar em empresas que reconheçam o seu esforço e, por isso, defina metas de faturamento e os recompense por meio de percentual de comissão, por exemplo.

PONTOS PRINCIPAIS

Vou resumir para você o perfil empreendedor digital :

O Empreendedor Digital precisa ter:

  • Proatividade para se antecipar as necessidades das pessoas
  • Analítico para planejar os gastos e investimentos
  • Criativo para se destacar
  • Resiliente quando for necessário se adaptar a mudanças
  • Querer mais conhecimento para estar um passo a frente
  • Comprometimento pessoal em cumprir os próprios prazos
  • Foco para não se distrair por estar trabalhando em casa
  • Relacionamento Interpessoal para criar novas conexões
  • E Espírito de equipe quando for o momento de trabalhar com outras pessoas.

Agora que já te apresentei as 9 características do empreendedor digital e dei exemplos para elucidar que abrir um negócio on-line não é difícil, mas também não é fácil como parece, é hora de se planejar, arregaçar as mangas e fazer!

E recomendo que você assista este Vídeo AQUI para te ajudar, com mais detalhes a Criar o Seu Negócio Online Mesmo Que Você Não Tenha Experiência Nenhuma no Assunto.

Clica Aqui e Assista!

Então, continue acompanhando o blog e deixe o seu comentário com dúvidas que gostaria de esclarecer em nossos próximos artigos.

Um abração!

Eu,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *