Conheça Estratégias de Marketing Digital Para Qualquer Negócio.

A ERA DIGITAL

 

124243 OQICER 431 1024x1024 - Conheça Estratégias de Marketing Digital Para Qualquer Negócio.

Antes de mais nada, antes de todo o conhecimento técnico que vocês irão aprender lendo este artigo, quero dizer umas coisas:

Cada vez mais as pessoas buscam independência, seja ela financeira, seja no tempo de trabalho. O Mundo está muito dinâmico, a mudança está cada vez mais rápida e, quando você menos percebe, lá se foi mais uma oportunidade, ou, ficamos ultrapassados. Talvez este discurso seja uma falácia, algo que é vendido facilmente, que gera clicks mas, não podemos deixar de lado o que esta mensagem representa nos dias de hoje

Mas se  você quiser aprender estratégias de Marketing ou criar o Seu Próprio Negócio pela INTERNET, do Básico ao Avançado, totalmente Passo a Passo, participe desta aula Gratuita e aprenda COMO.

Cada vez mais, vejo pessoas dizendo que o digital irá dominar o Mundo, seja pelas tecnologias emergentes que estão surgindo como Blockchain, Inteligência Artificial, Aprendizado por máquina ou, pelas empresas disruptivas como Uber, AirBnb, Facebook entre outras.

Comentam que milhões de pessoas ficarão desempregadas, que as formas de trabalho que nós conhecemos hoje não existirão mais e que novas surgirão, que a forma como trabalhamos – sabe aquela ideia de bater ponto? – mudará radicalmente e cada vez mais precisaremos apenas de um computador e conhecimento para executar um projeto, de onde estivermos. A minha cabeça fica com um ponto de interrogação enorme, mas o futuro é assim: uma incógnita;

 

E no meio deste assunto, conheci algumas pessoas envolvidas com marketing digital. Sempre pensei que marketing fosse um conhecimento restrito apenas ao ensino superior, apenas as empresas super famosas que faturam milhões neste mercado tão denso e amplo. No entanto, o Mundo que vivemos permite que nós tenhamos conhecimento técnico na palma de nossas mãos, na hora que quisermos e por quanto tempo acharmos conveniente.

Eu sempre gostei das teorias e ideias por trás do marketing raiz, aquele que por essência estuda mercados, definindo quais produtos e ou serviços possam vir a interessar futuros consumidores e quais estratégias devem vir a ser utilizadas para que este público seja atingido. Um dia cometi o erro de confundir marketing com publicidade e não fui muito bem visto na comunidade marketeira. Desculpa, marketeiros. Erro meu.

Nosso Presente Para você!

Vou enviar para o seu E-mail Nosso Guia Para que você crie Sua Primeira Estrutura Digital.>

Agora pense na essência do marketing descrito acima e junte a isso ao meio digital, ao meio tecnológico. Temos, portanto, ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos. (muito obrigado, Wikipédia).

Pense no alcance que a internet tem hoje e pense como ela pode impactar a sua vida, seus negócios. Imagine as portas do Mundo abertas para você! Por isso, ao mergulhar em um negócio digital, é indispensável o conhecimento em técnicas de marketing digital. Por isso, pegue uma pipoca, sente-se confortavelmente e vamos nos aprofundar nestas técnicas.

 

Antes de começarmos, precisamos entender que existem diversas técnicas em marketing digital e que muitas delas possuem um conteúdo riquíssimo, extenso. Por isso, este artigo tem como objetivo despertar a curiosidade sobre estas técnicas, passar os conceitos básicos que possam servir para você já iniciá-las em seu negócio digital e claro, a apresentação delas.

 

SEO (SEARCH ENGINE OPTIMIZATION)

 SEO - Conheça Estratégias de Marketing Digital Para Qualquer Negócio.

Esta variável do marketing digital é definida como: conjunto de técnicas e estratégias que permite que um site melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos de busca, como Google e Bing. Por isso, é fundamental que entendamos como estes sites de busca funcionam.

O Google, por exemplo, possui um robô (não destes de ficção científica) que tem como função rastrear todas as páginas que encontra, entrando de link em link e lendo tudo o que a página tem e gravando tudo em um grande arquivo — os famosos servidores do Google.

A partir do momento em que um usuário faz uma busca, o Google vai procurar dentro desse arquivo a página que ele acredita que responda melhor aos anseios desse usuário, tudo isso utilizando um algoritmo. Maluco, não!?

É importante salientar que cada buscador tem o seu próprio algoritmo de busca, o que faz com que as estratégias utilizadas sejam diferentes para cada um destes. Como o Google é um dos mais famosos e mais pesquisados, vamos nos atentar a ele. Com toda esta teoria descrita, como é que funciona na prática? Um dos conceitos que está por trás do search engine optimization é o uso das palavras-chave (keywords, em inglês).

Através de pesquisas referentes a palavras-chave, é possível tornar os trabalhos de otimização mais eficiente, aumentando assim o tráfego de um site ou blog e gerando conversões, o cerne de todo bom negócio digital.

Se quiser conhecer mais a fundo esta e muitas outras Estratégias de Marketing e COMO fazer para Criar o SEU Negócio na internet, assista a esta aula Gratuita Aqui.

Percebe-se que o SEO possui diversas frentes nas quais podemos focar nossas ações, porém, é fundamental, antes de utilizar esta técnica de marketing digital, definir quem é o seu público-alvo, como você chegará até ele para que assim as melhores estratégias de canalização dos seus futuros clientes e leitores sejam desenhadas.

PALAVRAS-CHAVE – CONCEITO

Voltando ao nosso conceito de palavras-chave, me veio uma coisa a cabeça: como determiná-las?  Antes de tudo, é necessário levar em consideração o volume de buscas nos quais elas são utilizadas, a concorrência e a sazonalidade.

Vamos pensar da seguinte forma: quanto mais uma palavra for utilizada pelos usuários, mais anunciantes tendem a colocar os seus anúncios quando alguém busca por aquele termo, tornando maior a sua concorrência. Neste momento entra o ponto da credibilidade; quanto mais o seu site ou blog for visitado e bem avaliado, tanto pelos leitores, como pelo próprio Google, você tende a dominar esta concorrência e se tornar referência nos mecanismos de buscas. Quanto à sazonalidade, algumas palavras-chave são muito utilizadas apenas em uma determinada época do ano.

A estratégia aqui é a seguinte: os benefícios trazidos pelo bom posicionamento realmente compensam o esforço e o tempo desprendidos nessa tarefa? Por isso, o jogo do marketing digital é muito sutil, fazendo com que você tenha que avaliar estratégia por estratégia

FERRAMENTAS DE PESQUISA

Ferramentas como:

Permitem que você observe quais palavras-chave são mais pesquisadas nos sites de busca.

LINK BUILDING

Você lembra quando eu disse da importância de se ter credibilidade na internet? Pois bem, existe uma prática denominada Link Building. O que significa este conceito?

Link Building é o conjunto de técnicas de SEO responsável pela aquisição de links de outros sites ou de páginas do mesmo domínio que você trabalha. Esta técnica explora o principal conceito responsável pela concepção do Google: o PageRank.

Resumindo, em palavras mais objetivas, é o link que aparece nos buscadores de outros sites devido a credibilidade do seu site ou blog. Quando falamos de link building, você precisa entender que, nos dias de hoje, é preciso focar 95% dos esforços no seu site, melhorando a sua usabilidade, experiência do usuário e conteúdo e, consequentemente, os links irão aparecer.

 

MÍDIAS SOCIAIS

 833 1024x1024 - Conheça Estratégias de Marketing Digital Para Qualquer Negócio.

Já conversamos no nosso primeiro artigo sobre a importância das mídias sociais nos dias de hoje em qualquer negócio digital e como estas atribuem valor para os clientes que as usam. Porém, estas ferramentas não servem “apenas” para publicarmos algo, há uma forma de gerenciamento por trás destas que envolve estratégias e posicionamento, planejamento de publicações, execução, monitoramento e levantamento de resultados. Por este motivo, é importante definir em quais redes sociais o seu negócio deverá estar presente pois cada uma destas possui ferramentas que podem ajudar alguns nichos de mercado, enquanto outras possui um alcance global como o Facebook, por exemplo.

Nosso Presente Para você!

Vou enviar para o seu E-mail Nosso Guia Para que você crie Sua Primeira Estrutura Digital.>

Com o objetivo de gerar mais leads para o seu negócio, ou seja, mais pessoas que venham a comprar seu produto ou serviço e assim divulgar a sua marca, vamos ver alguns pontos positivos das mídias sociais que estão mais presentes no dia-a-dia das pessoas

FACEBOOK

É a rede social mais popular do planeta. As atualizações do Facebook funcionam de maneira dinâmica e cada usuário recebe um tipo de conteúdo de acordo com o que mais curte ou acessa, o que inclui amigos e páginas. Assim, o Facebook julga mostrar o conteúdo mais relevante para cada tipo de usuário utilizando um poderoso algoritmo capaz de absorver informações sobre a navegação de cada pessoa. Por isso, nem sempre visualizamos todas as publicações de determinadas páginas, recebendo as atualizações das páginas com as quais mais interagimos. Com esse algoritmo que molda a timeline de cada usuário, o Facebook torna-se uma rede social em que a qualidade supera a quantidade. Recomenda-se fazer publicações tão relevantes quanto for possível.

LINKEDIN

O LinkedIn é a maior rede social corporativa do mundo. É usado por muitas empresas para recrutamento de profissionais, para troca de experiências profissionais em comunidades e outras atividades relacionadas ao mundo corporativo. O público que irá consumir informação por meio desta plataforma está conectado na rede puramente para fins profissionais, e não divide sua atenção com atualizações de entretenimento ou de cunho pessoal, como ocorre no Facebook, por exemplo.

INTAGRAM

O Instagram viu seu crescimento decolar, levando-o em direção ao grupo de redes sociais com mais de 1 bilhão de usuários, que atualmente conta com Facebook, Messenger e WhatsApp. A rede social tem bastante apelo visual, afinal é voltada para fotos e vídeos, e pode ser importante para empresas do segmento de turismo, gastronomia, roupas, calçados dentre outras.

TWITTER

É uma rede social de natureza imediatista, caracterizada por atualizações sobre fatos que estão acontecendo em tempo real. É considerada também uma segunda tela, uma vez que os usuários frequentemente a utilizam para comentar o que está passando na televisão, como noticiários, reality shows, jogos de futebol, premiações e outros programas.

YOUTUBE

Atualmente, é a segunda ferramenta de busca mais usada no mundo, além de ser o terceiro site mais acessado. Isso significa que a procura por vídeos representa uma parcela significativamente grande em motores de busca. Hoje, são mais de 1 bilhão de usuários na rede e, a cada minuto, 300 horas de novos conteúdos são subidas para a rede. Metade das visualizações são via mobile. Todos os dias as pessoas assistem centenas de milhões de horas gerando bilhões de visualizações.

 

Por mais que a presença nestas redes seja fundamental devido ao seu caráter global, é importante definir quais serão os objetivos do seu negócio pois cada uma destas possui particularidades inerentes ao seu uso. Por essa razão, tenha muito claro em sua mente qual o foco do seu negócio, como por exemplo:

 

  • atrair tráfego para o site e/ou blog;
  • divulgação/fortalecimento da marca;
  • ser um canal de comunicação com os clientes;
  • educação por meio da divulgação de conteúdo;

Recomendo você conhecer este Passo a Passo que vai do Básico ao Avançado assistindo a está aula GRATUITA aqui, pois tenho certeza que vai te ajudar e MUITO!

REVISANDO

Definido qual será o foco, escolha a rede social que mais se encaixa com sua escolha e aprofunde-se no estudo desta, no seu algoritmo, no público que a usa, no seu alcance, no seu custo entre outras variáveis

 

Percebe-se que o universo do marketing digital é muito amplo, cheio de nuances. São muitas as técnicas e ferramentas que o cercam e você deve buscar, sempre, utilizá-lo como um diferencial para o seu negócio digital, uma forma de alavancar suas vendas, sua marca e por aí vai. Como palavra final, estude a fundo cada umas das técnicas descritas neste texto pois estas possuem particularidades que farão com que você atinja os seus objetivos o mais rápido possível, sem receitas de bolo.

Espero que tenha te ajudado de verdade!
Um grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *